.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Domingo, 25 de Novembro de 2007

O ADVENTO ESTÁ À NOSSA PORTA E O NATAL QUASE A CHEGAR...

Eis que chegou a bom porto, neste domingo 25 de Novembro, XXXIV do Tempo Comum, de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, mais um Ano Litúrgico recheado de novidades interessantes. Não só a nível regional, como também no contexto nacional, se denotou, ao longo deste ano, uma vontade clara e firme de reavivar a memória e a alma colectivas nacionais, mediante uma tentativa de facilitar a aproximação aos fiéis.

            Os SurrealHumanity não se estão a referir, apenas, à construção da nova Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima. Muitas outras iniciativas de carácter social e de envolvimento em missões humanitárias, viram os seus dias de glória chegar. Muitos foram aqueles que, gratuitamente, se doaram aos outros, em troca de simples sorrisos e não de euros, nem de petrodólares. Muitos foram, também, os jovens que participaram, livremente, em alguns destes arrojados desafios.

            A Eclesia portuguesa merece, por conseguinte, este nosso reparo cordial e rasgado elogio, isto sem querer olvidar a figura de proa, por detrás desta nova liderança pós-Concílio Vaticano II : o actual Papa em funções, Bento XVI.

 

            Na sequência desta feliz notícia, aproveitamos a oportunidade para vos falar do ciclo de concertos, em cinco igrejas da capital, com o intuito de celebrar o nascimento de Cristo. Diversos coros e orquestras amadoras e profissionais não tiveram dúvidas em aceder, desde pronto, a este interessante evento. Honra lhe seja concedida, a Cãmara Municipal decidiu, também ela, aderir e apoiar a ideia.

 

            A igreja que, no dia de hoje, acolherá a primeira das celebrações comemorativas do Natal, é a Basílica dos Mártires. Outras se lhe seguirão, em concreto, a Igreja da Madalena, a Igreja de São Nicolau, a Igreja da Conceição Velha e a Igreja da Encarnação.

 

As escolhas musicais merecem uma referência especial : desde o Canto Gregoriano à Música Sacra da Renascença, de Vivaldi e Joseph Haydn a Tomás Luís de Victoria e Carlos Seixas, entre muitos outros, passando pela Música Contemporânea, a variedade de estilos e de compositores é de enorme amplitude.

 

Para finalizar este comunicado, os Surreal lançam o isco aos seus visitantes, para que a Missa “Brevis Sancti Joannis de Deo”, da autoria do para sempre majestoso Joseph Haydn, bem como a Missa L´Homme Armée”, de compositor quinhentista, Johannes Ockeghem – curiosamente, escrita a parti de uma melodia popular profana do período renascentista.

 

Não esqueçam que o verdadeiro Natal está a chegar : Ele vive dentro de nós ...

 

Os nossos votos apontam, por consequência, para que a verdadeira realeza de Cristo se venha a reflectir, muito solenemente, na Igreja, não propriamente, no seu esplendor e poderio social, mas acima de tudo, na vivência da Justiça, da Fé, da Esperança e da Caridade.

 

Ousemos dizer : “Jesus, lembra-Te de mim, quando vieres com a tua realeza”. E acreditemos por ouvir a sua resposta : “Em verdade te digo : Hoje, estarás comigo no Paraíso.” ( cf. Lc 23, 42-43 ).

 

Sinto-me: SERVO DO REI DA HUMILDADE
Publicado por $urrealHumanity às 01:27
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds