.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2007

ESBOÇO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO EUROTHOPIAXXI

 

SURREALHUMANITY, NA PRIMEIRA SEMANA DE DEZEMBRO,

DESEJAM HONRAR OS SEUS COMPROMISSOS ...

  

            Tendo reflectido, enormemente, sobre os nossos objectivos e prioridades de topo, entendemos por bem, e aproveitando a sugestão lançada pela equipa Moderadora do concurso, analisar, com alguma perícia e rigor, os ensinamentos e múltiplas recomendações, deixadas no seu livro intitulado Área de Projecto 12º Ano – Dossier do Aluno (e  também do Dossier do Professor, prontamente, disponibilizado pelo nosso Supervisor), por Manuela Matos Monteiro. Sem dúvida que valeu a pena …

            Abrimos como uma nota introdutória, em concreto uma citação, do mencionado livro, da autoria de Jean-Marie Boutinet : “ Com o projecto não se trata de uma emancipação qualquer. É uma antecipação que se deseja realizar pessoalmente. O projecto implica que um actor se coloque como actor do que prevê realizar.”

            Amigos e companheiros destas lides criativas, depois destas palavras pertinentes e eivadas de profunda sabedoria, os Surreal não conseguiram ficar indiferentes e – confessamo-lo – aproveitaram a deixa.

 

            Na página vinte do Dossier do Professor, sensivelmente, a meio, podemos ler – e transcrevemos - : “(…) Na primeira semana de Dezembro, os grupos devem apresentar o esboço do desenvolvimento do projecto com a calendarização das tarefas. (…)” Pois bem, é óbvio que chegou a altura própria.

 

            Em traços muito gerais e sem entrarmos por grandes deambulações, nem pormenores, apresentamos, em seguida, a nossa modesta dissertação  :

 

FINAIS DE SETEMBRO : Os Surreal estudam as várias possibilidades temáticas possíveis, de um universo de dez ao seu dispor e entendem aderir ao Concurso Cidades Criativas. Por esta altura, são encetados os nossos primeiros contactos, nomeadamente, com a Direcção do Externato a quem pertencemos.

 

INÍCIOS DE OUTUBRO : Após ter vista como confirmada a nossa vontade, com o pronto aval da nossa escola, decidimos equacionar uma listagem de outros contactos, de elevada importância, para a prossecução dos nossos intentos.

 

Foi então, que tentámos os primeiros contactos com as instâncias autárquicas, da nossa área de residência. No entanto, a dado momento, numa espécie de espontâneo brainstorming, o grupo, em ambiente de tertúlia, entendeu, com arrojo, ir mais longe nos seus propósitos. Por estes dias e depois de ver prorrogado o prazo das inscrições, os SurrealHumanity, convictamente, decidem alargar a sua área territorial de estudo e partir para a ideia de um Cluster. Os poucos contactos tidos encorajaram-nos a seguir, destemidamente, em frente. A decisão do grupo estava tomada.

 

MEADOS DE OUTUBRO : Tinha chegado o Dia D, o dia em que se impunha um compromisso efectivo entre o grupo e a Moderação do concurso. Inscrevemo-nos e iniciámos, oficialmente, o nosso blogue, no dia 16 desse mês. A motivação e as ideias abundavam por tudo quanto era canto. Tudo corria sobre rodas. Tinha chegado o momento tão aguardado. Entendemos, dentro das nossas possibilidades, garantir a nossa presença, aí em Aveiro, na primeira sessão realizada. Motivos de força maior, acabaram por impedir a nossa presença, contudo, o nosso professor conseguiu assegurar a sua presença, tendo trazido as ideias principais do encontro. Foi, deveras, interessante. A metodologia de trabalho sistemático foi sendo apurada e acertada com o nosso supervisor. Realizámos o nosso vídeo de Apresentação e recebemos muitos elogios.

 

FINAIS DE OUTUBRO : Dada a escassez de recursos bibliográficos existentes e a ausência de testemunhos fidedignos, tivemos de delinear um plano de pesquisa, extremamente ambicioso. Muitos de nós, começaram a sentir na pele as primeiras fortes adversidades e obstáculos. Eram muitas as localidades e instituições a visitar e a conhecer. Nesse altura, chegámos a um entendimento : considerámos necessário dividir tarefas e repartir zonas, por todos. Começámos as nossas saídas rumo ao Sabugal, a Sortelha, a Belmonte, a Penamacor e a Unhais da Serra. Percorremos a pente fino os diversos locais de referência, adquirimos documentos de referência recomendados pelos entendidos, fotografámos, produzimos vídeos em YouTube e realizámos reflexões conjuntas. Entretanto, para potenciar e melhor dinamizar o nosso blogue, entendemos, em regime de expansão, criar a nossa segunda casa, que designámos de Cluster Blog, tendo por base a estrutura do nosso intento. Aderimos ao Mailing List do CCC, ao Grupo e ao HiFive. Semana a semana e dia após dia, procurámos animar sempre o nosso cartão de visita, tendo dado o nosso melhor.

 

INÍCIOS DE NOVEMBRO : A metodologia de trabalho teve de sofrer novas remodulações, visto começar a tornar-se obsoleta em termos de funcionalidade. Enveredámos por um outro tipo de dinâmica rotativa semanal, acordada entre todos. Pensámos conseguir, por esta altura, acabar o nosso primeiro ante-projecto, para fazer chegar às figuras políticas de proa da nossa bonita Região da Beira Interior Sul, nomeadamente, da Covilhã, do Fundão e de Castelo Branco ; só que, por limitações de tempo, tal não veio a ser possível – assumimo-lo, frontalmente, aqui. Seja como for, conseguimos, apesar de tudo, apresentar, dentro do prazo estipulado, a nossa primeira reflexão de fundo, que demos, prontamente, a conhecer nos nossos posts.

 

MEADOS DE NOVEMBRO : Entendemos promover e apostar na divulgação da nossa primeira Conferência de Imprensa, só que acabou por não ter o impacte que nós gostávamos que tivesse tido, em grande parte, por não termos conseguido concluir o referido ante-projecto. Decidimos, não obstante, publicar num dos nossos posts de 16 de Novembro, as ideias-chave do nosso projecto, sem rodeios.  Apesar de tudo, mantivemo-nos firmes quanto à sua realização e conseguimos, por incrível que pareça, granjear a simpatia de um jovem artista local, no sentido de proceder à realização de alguns croquis das inovações que nos propomos levar por diante. Neste campo, os dados ficaram muito bem lançados, até hoje. Foi com muita pena nossa que, por motivos de força maior, não nos foi possível estar presentes nos ateliers e workshops, de novo, em Aveiro. Esperamos que tal não venha a ter implicações negativas, nos futuros desenvolvimentos do nosso projecto e esperamos poder continuar a estar a altura deste nosso objectivo colectivo. Produzimos o nosso primeiro SlideShow alusivo ao património cultural de Sortelha.

 

FINAIS DE NOVEMBRO: Os Surreal começaram, então, a delinear uma série de actividade engraçadas, mormente, a sua campanha de solidariedade natalícia, denominada NATAL NAS CIDADES, CIDADES CARITATIVAS. Uma das consequências inesperadas foi ter provocado, na nossa escola, o emergir do Movimento Jovem XXI, um inovador concurso recheado de iniciativas criativas, abonando em prole do nosso trabalho. Chegámos aos Post número 100. Publicámos outra ensaio de fundo. Desenvolvemos uma reflexão sobre a emergente Eco-Arquitectura. Colocámos on-line a nossa Rádio Surreal e um breve noticiário referente aos desenvolvimentos da semana.

E, cá nos encontramos, hoje, à espera, com alguma ansiedade à mistura, do resultado da primeira seriação dos blogues.

 

INÍCIOS DE DEZEMBRO : Síntese do nosso percurso, até à presente data. Consciência do dever cumprido e satisfeitos com o nosso trabalho. Com honestidade vos dizemos, que reconhecemos algumas falhas pontuais no cumprimento de tudo aquilo que nos propusemos realizar, todavia, o balanço que fazemos é muitíssimo positivo. Esta semana estão por chegar novidades, esperamos nós, verdadeiramente, escaldantes ...

 

            Acreditamos que os Surreal podem estar descansados. Trabalharam muito e, por isso, a recompensa não tardará em chegar … Um pouco de Fé !

      Bem hajam por tudo Grupo Moderador do CCC e renovadas felicitações a todosd os participantes, com os votos SURREAIS de uma boa classificação, no dia de hoje !

 

 

Sinto-me: VERDADEIRAMENTE UM SURREAL !..
Publicado por $urrealHumanity às 10:50
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds