.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Sábado, 15 de Dezembro de 2007

CARTA DOS SURREAL AO SENHOR BISPO DA GUARDA, D. MANUEL FELÍCIO

Tortosendo, 11 de Dezembro de 2007

 

 

 Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor Bispo da Guarda, D. Manuel Felício,

 

na qualidade de um humilde e coeso grupo de jovens do Externato de Nossa Senhora dos Remédios, a quem, hoje, concede, de novo, o enorme prazer da sua visita, vimos, desta forma ousada e em glosa de imprevisto, dar-lhe a conhecer, em traços muito gerais, os nossos propósitos, tanto mais, enquanto membros de um estabelecimento de ensino de matriz, reconhecidamente, católica, denotando contornos de demarcado ecumenismo.

 

Gostaríamos, muito por força da profunda admiração que nutrimos pelo meritório trabalho que tem desenvolvido, honrando, superiormente, os ensinamentos do Mestre dos mestres, - o paradigma de Homem elevado à suprema  excelência -, de dizer-lhe, em uníssono e até que a voz nos doa, que, se a fulgentíssima Fiamma Sacra assim o entender por bem, poderá contar com a nossa colaboração e disponibilidade, no sentido de manter bem viva a Boa Nova proclamada nos Evangelhos.

 

A nossa primordial intenção, - afirmemo-lo, de forma peremptória - prende-se com a vontade expressa de poder vir a integrar – isto, claro está, dentro da linha de rumo traçada pelas entidades competentes na matéria e no pleno respeito pelos trâmites processuais inerentes -, enquanto Delegação, sedeada na Vila do Tortosendo, a que pertence a nossa escola, o Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda, que, bem o sabemos, tem vindo a desenvolver um admirável esforço com vista a demonstrar e garantir, sobretudo junto das populações mais jovens, que a essência da vivência plena da Humanidade reside, tão somente, no seio do Amor. Também nós ansiamos por seguir estas pegadas, talvez, sem as tradicionais sandálias vaticinadas por João Baptista, mas com o novo “calçado” da contemporaneidade pós-moderna e, igualmente, pós-democrática.

 

Este grupo de esperançados seres humanos que, com irreverência, aqui, pensou pôr a esvoaçar estas migalhas de pensamento, encontra-se, no decurso deste ano lectivo 2007/2008, a participar num concurso organizado pela Universidade de Aveiro e pela APPLA, intitulado “Cidades Criativas”, e é, também nesse quadro, que, parte daquilo que nos propusemos realizar, passa, inegavelmente, por este prioritário objectivo. Confessamos que o nosso sonho, abarcando toda a Região da Beira Interior, consiste, no essencial, em erguer, ao longo de toda esta área territorial, um autêntico baluarte para ajudar a manter vivos todos aqueles valores que, normalmente, associamos ao Cristianismo, na esteira daquilo que tem sido, no essencial, a linha de rumo traçada, tanto pelo Magistério, como pela afirmada pela própria Tradição.

 

Numa época em que o grito desumano de Nietzsche ainda se faz ouvir, estando imersos nos recantos de uma noite que teima em não ver a luz da madrugada chegar, nós jovens, acreditamos que, dando as mãos, nos será possível ter uma palavra a dizer no plenário das ideias do século XXI. Todavia, sem a Vossa Douta Sabedoria, pouco ou nada de substancial poderemos concretizar. Para tal, carecemos de nos diluir no todo da comunidade eclesial.

 

Antes de terminar esta nossa mensagem, não poderemos deixar de solicitar, às altas instâncias do Corpo Místico de Cristo, a retoma (soteriológica) de todo o vasto legado ofertado pelo saudoso Karol Wojtyla, nomeadamente, o da sua visão positiva da sexualidade, num enquadramento pós-agostiniano, feito à luz de uma nova exegese bíblica, aliás, bem patente na sua já célebre Teologia do Corpo. Urge encontrar uma nova linguagem, destinada aos novos tempos de profunda mudança, irreversivelmente, centrados na (falaciosa) divinização do Sujeito e, ninguém melhor que as populações mais jovens, para levar por diante, numa toada sempre avant-garde, essa doce Cruz da niilista hodiernidade, atolada num consumismo vociferante e banhada por um hedonismo sem precedentes.  

 

A título de desfecho, sentimo-nos impelidos, nesta quadra festiva adventícia e natalícia, a pedir, humildemente, desculpas por todo este nosso atrevimento, mas a verdade é que, tanto a nossa Fé, como a nossa Caridade e a nossa Esperança, jamais iriam consentir um tal silêncio da nossa parte.

 

                Deus não é, senão, Amor”, afirmou um dia um sábio jesuíta francês.

                Quanto a nós, apenas perguntamos se Amar será, ou não, escolher para a Eternidade …

 

                Um abraço fraterno e comovido da Turma do 12º Ano, Curso Socioeconómico, e um cumprimento cordial, acrescido de renovados votos de um Feliz e Santo Natal de 2007. Roguemos aos Céus para que, nas palhinhas deitados, possam vir a nascer tantas outras Crianças, quantas as que couberam num coração acalentador de uma Mãe Virginal, como Maria.

 

                O Espírito Santo, depois, virá e soprará … O resto da história já todos conhecemos …

 

                Terminamos com uma simples lembrança de Natal, da nossa parte, especialmente, destinada ao Sr. Bispo :

O Amor, pela manhã, é um Sonho que acorda para Sorrir; ao deitar e até de madrugada, Ele é, também, um Sorriso que anseia por poder Sonhar, ainda mais…

 

                Sem mais, subscrevemos, Turma do 12º Ano, Curso Socioeconómico.

                                                               Grupo SurrealHumanity, Projecto EUROTOHPIAXXI.
Sinto-me: COM ENERGIA PARA AGIR E VENCER
Publicado por $urrealHumanity às 13:34
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds