.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008

CRISE SÉRIA DO IMOBILIÁRIO NA COVA DA BEIRA

 

 

NÃO SE COMPRAM CASAS. NÃO SE VENDEM CASAS.

QUEM AS ESTÁ A PAGAR AO BANCO,

SENTE O MÊS CADA VEZ MAIS LONGO.

UM RETRATO DA CRISE DO IMOBILIÁRIO

 NA COVA DA BEIRA.

EMPRESÁRIOS E COMPRADORES

ESTÃO AFLITOS.

 

    

     “(…) o empresário [do Fundão], Horácio Lobato, desabafa : “estou no ramo da construção há cerca de 25 anos e nunca apanhei uma recessão como esta. Isto parou completamente. (…) o aumento das taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis, em que há uma disparidades brutal ... há pessoas que ficam a pagar quase tanto ao banco como de IMI. E as pessoas assustam-se. (…) Foi o passar do 80 para o oito. (…) é que não vejo melhoras. (…) Hoje, um casal jovem se não tiver família que os ajude, não tem hipóteses nenhuma, porque nenhum jovem recém-formado tem garantia de emprego. Há dezenas de milhar de jovens recém-formados que queriam comprar casa e constituir família e não o podem fazer, uma vez que não têm meios para isso. (…) O empresário está, mesmo, convencido que a construção civil, na Cova da Beira, irá passar por momentos críticos, no futuro. (…) Em 2005, vendi 35 apartamentos. Em 2006, vendi sete e, em 2007, levo sete apartamentos vendidos (…) Tenho 42 apartamentos para vender, na Covilhã. (…) a construção civil é uma indústria que já foi. Não tem futuro. (…) Era preciso que a população do Fundão e da Covilhã aumentasse 12 mil habitantes. É verdade que com a criação da universidade e da Faculdade de Medicina houve um boom, mas agora, em termos de procura, estabilizou. (…) Um cenário complexo para quem tem a seu cargo o salário de cerca de 40 empregados.”

 

     Os Surreal decidiram, neste dia, publicar um post, alusivo às vicissitudes da nossa área de influência territorial, que, de algum modo, pudesse dar uma ideia – ainda que aproximada – da actual situação vivida, por muitas das famílias da região da Beira Interior.

Sim, um Interior, continuadamente, esquecido e ignorado, em muitas das decisões tomadas em prole das grande áreas metropolitanas ou suas contíguas. Sim, hoje, é nossa intenção primeira fazer com que se oiça, gritantemente, este nosso apelo desesperado pelas aldeias, pelas vilas e cidades do interior do nosso território. Cuidado com os despovoamentos e desenraizamentos rurais excessivos. Cuidado com  a qualidade de vida das pessoas, nomeadamente, ao nível da prestação dos cuidados de saúde e dos mais carenciados.

 

Há qualquer coisa que não corre pelo melhor, não acham ?

Tanto mais que, a avaliar pelos dados disponibilizados ao articulista do Jornal do Fundão que produziu este notícia, a taxa de incumprimento no pagamento das mensalidades dos seus empréstimos, na região, para a compra de habitação, ronda os quatro pontos percentuais. Vai de mal a pior ! E soluções ?

 

In Semanário Jornal do Fundão, Ano 62, Nº 3202, de 27 de Dezembro, Artigo “Crise do Imobiliário na Cova da Beira”, de Nuno Francisco, pp 24

 

 

      Visitem este nosso semanário de referência em :

            www.jornaldofundao.sapo.pt

 

 

      Agora, também, já em novo formato “Flash Paper”,

na nova edição online disponível em :

               www.jornaldofundao.pt .

    

Sinto-me: INTERIORMENTE À FALÊNCIA ...
tags:
Publicado por $urrealHumanity às 02:46
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds