.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2008

SPEA FELICITA A BEIRA INTERIOR SUL PELO NOVO "PETRÓLEO AQUÍFERO" DE IDANHA

 

AVES DA IDANHA PAIRAM, MAIS ALTO,

SOBRE A HERDADE DO ROSMANINHAL

 

 

            Ainda bem recentemente, a localidade de Rosmaninhal viu-se distinguida com o honroso segundo lugar, a nível nacional, pelas mãos da SPEA, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em reconhecimento das boas práticas agrícolas seguidas, em prole da conservação das aves e em defesa da biodiversidade - áreas, aliás, muito delicadas e, talvez por isso, apreciadas, sobretudo, pelos grupos e movimentos ambientalistas, cada vez mais, esclarecidos e convencidos da importãncia do seu "pelouro ideológico".

         Pedro Tonel, proprietário da herdade do Cabelo Mouro/Fervedouro, em pleno Tejo Internacional, merecedrora das referidas insígnias, por uma das entidades superintendentes na matéria, sente-se satisfeito com a classificação obtida e afirma, inclusive, que este particular momento poderá contribuir, mais activamente, para que outras portas se possam vir a abrir, rumos a novas metas, certamente, envolvendo patamares mais elevados.

       A avaliar pelo seu próprio entendimento,  a classificação do concurso não pôde deixar de envolver alguma  subjectividade, uma vez que, no dia da avaliação, as aves que, normalmente, pairavam no céu, decidiram, pura e simplesmente, não aparecer ; tal sucedido, com a cumplicidade, ou não, da Mãe-Natureza, não veio a criar as condições desejadas para que a votação pudesse ter decorrido dentro da normalidade. 

       Esta propriedade do Rosmaninhal, requintada não nos restam dúvidas, tem cerca de 295 hectares, nos quais, por incrível que pareça, esvoaçam 52 espécies diferentes de aves, com o condimento acrescido de, oito de entre elas, se encontrarem, seriamente, ameaçadas, para tristeza dos meios ambientalistas.

      Sem margem para dúvidas, esta é mais uma distinção, para uma herdade raiana, na área do ambiente. Da parte dos Surreal, o orgulho é manifesto, como , muito bem, o poderão calcular.

       A nosso ver, é sem duvida uma mais valia para toda a região, que vê, assim, o seu nome e os seus costumes mais reconhecidos e apreciados, permitindo uma maior dinamização da zona, não só em termos da dinâmica do turismo àm escala local, bem como, no âmbito ambiental, contribuindo, fortemente, para uma melhor protecção das espécies em vias de extinção.

 

     Infelizmente, esta tendência teima em querer afirmar-se. Mas se outras herdades, como esta, seguir este bonito exemplo, tudo viverá de melhor saúde !

      cf. Semanário Regionalista da Beira Baixa, "Reconquista", Ano LXIII, Nº 3225, de 3 de Janeiro de 2008, "Aves são o novo "petróleo" da Idanha", pp 4

            ou em     www.reconquista.pt .

 

 

 

Sinto-me: UM PÁSSARO A VOAR P´LO CENTRO
tags:
Publicado por $urrealHumanity às 18:34
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds