.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2008

PRIMEIRO PONTO DE SITUAÇÃO DOS SURREALHUMANITY EM 2008

 

 

 

ESTA MALTA É, MESMO, DE FAZER PERDER A CABEÇA, NÃO ACHAM ?!... 

 

 

SURREALHUMANITY EM 2008

PREPARAM, COM REQUINTE,

OS SEUS NOVOS TRABALHOS ...

 

 

   No decorrer desta semana, os Surreal  continuaram atentos às pertinentes sugestões e recomendações da Equipa Moderadora do CCC.

 

   Desde logo, aceitando o repto lançado, a 9 de Janeiro, remetendo-nos para uma antevisão da nossa futura área de intervenção, num horizonte temporal de menos de uma década. Ao quel acresce, ainda, o "Desafio do CCC", interpelando-nos para convocar um plenário, ao longo dos próximos tempos, com o intuito de auscultar e "medir o pulso" aos principais agentes sociais interventivos, conhecedores profundos das realidades locais concretas.

 

 

  

      Não descurámos, tão pouco, a ideia interessante de ir ao encontro de algumas  "boas práticas" seguidas por cidades de referência, com provas dadas de sucesso e de afirmação, que tivessem sido capazes de alavancar as populações locais rumo ao progresso. Aliás, digamos de passagem que, na sequência da vossa sugestão de leitura, do último Courrier Internacional, dedicado a algumas Cidades do Mundo, já havíamos tentado desenvolver algum trabalho, nesse particular sentido. Comunicamos, para já, que idealizámos, para os próximos dias, uma escolha - na qual, ainda, nos encontramos a trabalhar -, de catorze cidades modelo : dez, com direito a Menção Honrosa - uma insígnia que nos é, particularmente, grata ; uma, para terceiro lugar ; duas outras, ex aequo, no segundo lugar e, uma, para o lugar de vencedora. Mais uma vez, " brincar muito a sério " - um lema que os Surreal teimam em manter ...

 

 

 

 

   Outro dos aspectos importantes do trabalho desenvolvido, nestes últimos dias, estamos em crer, absolutamente, decisivo, para os futuros desenvolvimentos que se seguirão, tem que ver com a planificação pormenorizada das várias tarefas e actividades, com a definição clara de objectivos concisos e dos produtos finais, bem como da cabal calendarização de todos os nossos intentos laborais.

 

  

    No final de 2007, inícios de 2008, já havíamos postado a nossa primeira versão de proposta, a submeter a análise ; podemos avançar à Blogosfera CCC que, aquele que nós designámos como P.O.S.T. II / 2008Plano de Operacionalização Sequencial de Tarefas, já se encontra, devidamente, consertado e ratificado, por todos os intervenientes mais directos.

 

  

     Igualmente fundamental e estruturante, para os passos a dar, no decurso de todo este segundo período, os SurrealHumanity, tendo em mente a rubrica "CCC On the Road" - no nosso caso, agendada para o próximo dia 23 de Janeiro, na Cidade de Coimbra -, na qual já nos inscrevemos, acharem oportuno redigir a sua maqueta de Master Plan, na qual não deverão faltar os quatro itens, por vós, apresentados, no, já, mencionado post referente ao dia 9, do corrente mês.

 

 

 

 

   Entretanto, temos procurado encetar múltiplos contactos, desde a aquisição dos necessários ortofotomapas, junto do Instituto Geográfico Português, passando pelo estabelecimento do nosso primeiro contacto - ainda que informal - com o interlocutor da APPLA, para além, da tentativa de envolvimento dos media locais, nomeadamente, dos nossos semanários regionais de maior referência.

 

 

    Outra área prevista para o estabelecimento de "contactos importantes", pensando na prossecução dos nossos objectivos, envolve a proximidade, no terreno, junto das pessoas concretas. Neste quadro, temos, já, marcadas duas entrevistas, no nosso entendimento, muito a propósito com os timings delineados : uma das quais, já este fim-de-semana ; a outra, está maracda, para a próxima terça-feira, numa muito aguardada tertúlia com a escritora Inês Pedrosa, para falarmos, um pouco, sobre a mensagem do seu último romance, intitulado " A Eternidade e o desejo " -  que a Teresa e o Ruben, prontamente, aceitaram ler - , e alusivo à beleza da nossa Língua Portuguesa, viajando por terras do Brasil, dadas a conhecer pelo nosso saudoso Padre António Vieira.

  

          Não resistimos a transvcrever uma frase lindíssima, no final da página 33, a pedido do Ruben : "(...) Usar de razão, e amar, são duas coisas que não se juntam. (...) "

 

   Aproveitámos, também, para nos concentrarmos no guião e temática do nosso BiblioFilme, onde o mundo do sonho e da fantasia surrealista, terão de estar presentes, inevitavelmente. As primeiras pinceladas aí estão.  A Literatura bem o merece.

 

 

 

    A ligação perfeita está consumada : Literatura, rima com BibiloFilme ; BiblioFilme rima com Biblioteca Eugénio de Andrade, na cidade do Fundão ; Biblioteca rima com livros e Literatura ; Literatura rima com Inês Pedrosa ; Inês Pedrosa, dada a sua naturalidade, só pode rimar com Coimbra ; Coimbra rima, criativamente, com CCC On the Road ; e CCC rima com SurrealHumanity. Iii ! Terá sido imaginativo ? Terá sido criativo ? ...

 

   Coerência e visão holista : mais um dos traços da personalidade do colectivo dos Surreal.

 

   

    Os SurrealHumanity, fazendo jus ao seu modus operandi, continuam a ver os sábados, os domingos, os feriados e os fins-de-semana como potenciais momentos de enriquecimento do seu projecto. Para além, da boa disposição, outra das nossas características, não haja lugar para dúvidas, é, de facto, esta enorme capacidade de entrega.

 

      Podemos, desde já, comunicar-lhes que se encontra, defnitivamente, delineada toda a nossa trajectória, no âmbito do Trabalho de Campo que considerámos importantíssimo desenvolver. Já dispomos do Roteiro Surreal II, neste preciso momento.

 

 

 

      Em simultâneo, um Power Point está, já, a ser, devidamente, preparado para servir de "pano de fundo", qual cicerone, da nossa apresentação, em Coimbra. Note-se bem que procurámos, neste contexto, retomar as apuradas recomendações deixadas pela Professora Manuela Matos Monteiro, no seu livro "Área de Projecto, 12º Ano - Dossier do Professor", ao longo das sucessivas páginas, da 90 a 97.

 

 

 

   Ainda, temos de dar a conhecer a pesquisa de novo software em que nos embrenhámos, ultimamente. Estamos a idealizar um novo design, com outro tipo de formato e de estética, quer em termos de forma como de conteúdo, para o nosso blog a concurso e para o nosso sítio, na rede, em regime de expansão. Adquirimos, para essa finalidade, a recém-criada revista Web Designer, deste mês, concretamente, o seu primeiro número editado. Neste campo, foi o Fábio Barata quem liderou os meandros do processo.

 

 

   Por último, o João Nuno e o Samuel, sob a supervisão do Professor de Área de Projecto , encetaram, da sua parte, uma apurada pesquisa na área da realização de sondagens e dos processos de amostragem. A ideia é proceder à realização de uma sondagem de opinião, com uma honrosa Ficha Técnica, a qual permita consolidação de aprendizagens no âmbito da Estatística - uma das matérias previstas nos nossos actuais programas - e ensine a respeitar a legislação criada, precisamente, para esse efeito. Dada a megalomania dos nossos ideais, pensámos se seria razoável, ou não, equacionar a possibilidade de uma Amostragem por Cluster.

 

 

   Por esta altura, encontramo-nos em fase de pesquisa e de recolha de informações específicas e do foro, estritamente, técnico. O que vos podemos adiantar, a este nível, é que se tal for viável, o processo seguirá, mesmo, em frente !

 

   Parece-nos que tudo caminha sobre rodas : alcançámos uma Menção Honrosa, que muito nos dignifica, e as ideias continuam a esvoaçar pelas nossas mentes ...

 

   Façamos votos para que consigamos manter a toada de grande dedicação e empenho, como temos vindo a manter até aqui. Desse facto, só o nosso Supervisor é que o poderá, melhor do que ninguém, confirmar ...

 

   Os SurrealHumanity voltam a desejar a todos um Bom Trabalho e um Criativo 2008 !

 

  UMA LUZ AO FUNDO DO TÚNEL ESPREITA PELOS SURREAL ...

    Se puderem, visitem os seguintes sítios, na Rede :

 

      www.inespedrosa.com , onde poderão ficar a conhecer mais da obra de Inês Pedrosa, em prole do nosso maior património imaterial : a Língua Portuguesa, ponte de união e de contacto permanente, entre Portugal Continental, Portugal Insular, as CPLP, os PALOP e as muitas comunidades lusas emigrantes, vivendo em DIÁSPORA ;

 

 

 

   e, se ponderarem contactar com novas ofertas de software, DREAMWEAVER, por exemplo,  www.web-designer.pt .

 

 

    

               Fiquem com o nosso abraço fraterno do Atelier SurrealHumanity ...

 

Sinto-me: BEM MAIS ESCLARECIDO EM 2008 !
Publicado por $urrealHumanity às 23:40
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds