.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Sábado, 10 de Novembro de 2007

ENTREVISTA DE JOSÉ MARIANO GAGO CEDIDA, GENTILMENTE, AO JL

 

 

 

OS SUREALHUMANITY PROCURAM ACOMPANHAR,DE PERTO, 

A MAIS RECENTE

EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA NACIONAL

 

 

Num dia como o de hoje, dedicado à Ciência, pareceu-nos oportuno fazer uma pequena resenha das conclusões essencias, extraídas da entrevista, levada a cabo pela jornalista, Maria João Martins, para o JL, ao actual Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Decorria o ano de 2000, quando, Mariana Gago, então membro do Governo em funções, em regime de consertação com a Comissão Europeia, ajudou a preparar a estratégia, que passaria a ficar conhecida, para a posteridade, como a Estratégia de Lisboa 2000. Tomando em consideração as suas declarações, a Europa, - e não só a União com os seus Estados-Membros - tem fortes razões para estar orgulhosa, se bem que, continua a haver muito trabalho por fazer.nos mais diversos sectores.

Na sua opinião de entendido na matéria, prevê que o Laboratótio Internacional para a Fusão Nuclear, possa vir a ser um importante trunfo europeu, a jogar na cartada da globalização mundial tecnológica, que o mundo se encontra a atravessar, não só porque irá permitir criar "energia limpa" da fusão, como também, porque, quase com toda a certeza, irá permitir atrair, para a nosso espaço europeu, os grandes cientistas de craveira internacional. 

Para fazer face ás hegemonias dos concorrentes directos na corrida, mormente, os Estados Unidos e a China, sem descurar outras, igualmente, emergentes e com boas possibilidades de singrar, a Europa necessita, urgentemente, de ganhar mais terreno nas áreas da Matemática e da Química, por exemplo. Para que tenhamos plena consciência daquilo que está em posto em equação, fiquem a saber que, dos cerca de setenta mil matemáticos de grande renome mundial, aproximadamente, um terço, são de nacionalidade chinesa.

 Ficamos com a nítida sensação, que o continente asiático, durante grande parte deste século, poderá, muito bem, assumir a liderança do mundo tecnológico ; seja, através do novo capitalismo de mercado vindo da China, seja da parte das Coreias - ao que parece, com ganas de quebrar o muro do paralelo 42, ou mesmo, através de um Japão, ainda que, um pouco aquém, dos seus resultados habituais, nestes domínios.

Não podemos deixar de enfatizar dois aspectos muito importantes do seu discurso : em primeiro lugar, a desejada contratação de um milhar de investigadores doutorados, para os púlpitos das academias ; e, em segundo, o crescimento - nos parece exponencial - do número de jovens, actualmente, a frequentar e/ou concluir as suas formações avançadas, sejam elas doutoramentos, ou mesmo, pós-doutoramentos.

No entanto, Mariano Gago, com a transparência e o mérito, que todos lhe reconhecemos, não escamoteia a realidade portuguesa, no que à cultura científica se refere : pese embora o fato de, objectivamente, termos conseguido dar um salto qualitativo tremendo, é do conhecimento público, a tradicional  "aversão" às ciências exactas, nomeademente, em relação à Matemática.

Não resistimos, por certo, à tentação de citar, a este propósito, uma das frases que mais achámos adequada, enquanto espelho fidedigno, da hodierna realidade académica. Diz o MInistro da tutela : "(...)Não considero que o problema fundamental seja a Matemática. A questão da formação elementar tem a ver com problemas de aprendizagens das linguagens formais, nomeadamente, na língua materna. (...)"

A título de desfecho, apenas sentimos o dever de colocar uma questão ao visitante da nossa página, estamos em crer, não defraudaria o professor Nuno Crato, alguém sempre muito atento a estas lides :

Estará a nossa língua mãe a ser verdadeiramente preservada ?

Portugal, desperta para a realidade : a Ciência e a Tecnologia são quem define o caminho a percorrer.

Sinto-me: CIENTIFICAMENTE MOTIVADO A ...
Publicado por $urrealHumanity às 22:59
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds