.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2008

SURREALHUMANITY EM DIÁRIO XXI ONLINE & NOVOS CONTACTOS BEM MAIS PROMISSORES

 

 

 

O PROJECTO REDIMENSIONADO DOS SURREALHUMANITY

É DADO A CONHECER

NO DIÁRIO XXI E

NO DIÁRIO XXI ONLINE

 

 

 

 

Alunos sugerem criação de uma

Carta Educacional Regional

Terça-Feira, 12 de Fevereiro de 2008

 

 

Projecto incluído

 

no Concurso nacional

 

Cidades Criativas

 

 

Cinco alunos do 12º ano do Externato de Nossa Senhora dos Remédios, no Tortosendo (Covilhã), delinearam uma estratégia para a unificação de esforços na melhoria do ensino na região e estão a divulgá-la. O documento já chegou ao Diário XXI.

 

Daniel Sousa e Silva

 


Olhar o ensino à escala regional é a proposta de cinco alunos do 12º ano do Externato de Nossa Senhora dos Remédios, no Tortosendo (Covilhã). Fábio Filipe Alves Barata, João Nuno Ferreira Delgado, Samuel Ferreira Dias, Teresa Micaela Mendes Casteleiro e Ruben Emanuel Martins do Espírito Santo constituem a equipa, o grupo Surrealhumanity, orientada pelo professor Nelson Morais Agostinho.


Aceitaram o desafio de participar no Concurso Nacional de Ideias “Cidades Criativas”, lançado pela Universidade de Aveiro e pela Associação Portuguesa de Planeadores do Território, que convida os alunos do 12º ano a reflectirem sobre o local onde vivem. O projecto baseia-se na ambição de criar um fórum educativo regional, com o título "À Beira de Educar", o qual seria o precursor de uma carta educativa distrital, ao invés das actuais cartas educativas concelhias, promovidas pelas câmaras locais.O grupo encontra-se no momento de “divulgação da ideia do fórum educativo regional”, explicou Nelson Morais Agostinho ao Diário XXI, passando pela auscultação dos agentes locais, nomeadamente autarquias, escolas primárias, básicas e secundárias, instituições de ensino superior, associações de pais e alunos, sindicatos, associações empresariais e comerciais, entre outras.



O passo seguinte é criar uma “visão regional global” através da produção de um relatório síntese “em jeito de colectânea das várias sensibilidades presentes”, explica o grupo Surrealhumanity. Com estes dados compilados, o caminho a seguir passa pela “estruturação de uma carta educacional regional, a ratificar pelos vários colaboradores envolvidos”, acrescentam, embora o conteúdo esteja ainda indefinido.

 


 IDEIAS A IMPLEMENTAR


A promoção da utilização de novas tecnologias e a “aposta na aprendizagem de várias línguas do espaço europeu” (alemão, inglês, castelhano e francês), para além da “educação para a cidadania em registo democrático, com vista à promoção da participação política em sociedade, designadamente”, fazem também parte do plano dos Surrealhumanity.



 O NOME


No blogue da equipa é possível encontrar as mais diversas reflexões sobre a região. Por exemplo, no artigo com o título “A prosperidade judaica em Belmonte num Interior, a cada dia que passa, mais isolado do progresso”, juntam-se diversos números relativos à decadência demográfica da região. Noutros, analisam-se pontos fortes e fracos dos diferentes concelhos.


           20 EQUIPAS NA BEIRA INTERIOR


No Concurso Nacional de Ideias “Cidades Criativas”, lançado pela Universidade de Aveiro e pela Associação Portuguesa de Planeadores do Território para alunos do 12º ano, o trabalho final deve conter um relatório com 30 páginas, um poster e um blogue SAPO com a informação sobre o desenrolar do trabalho e os seus resultados.

 

No total, na região, existem 20 equipas, distribuídas por oito estabelecimentos de ensino da Beira Interior, que aceitaram o desafio de participar no Concurso Nacional de Ideias “Cidades Criativas”. Cada equipa possui um blogue onde apresenta os desenvolvimentos do seu projecto. 

 

             SurrealHumanity(Tortosendo) http://surrealhumanity.blogs.sapo.pt

 

O nome da equipa teve como propósito conjugar duas noções. "Por um lado, pretende-se chamar a atenção para uma dimensão surrealista, já que o projecto é de muito difícil aplicação, e, por outro, criar uma ponte com os princípios do humanismo, pelos quais nos batemos", explica Nelson Morais Agostinho.


                OUTROS ASSUNTOS EM FOCO

  

De qualquer forma, o grupo Surrealhumanity tem já algumas ideias sobre a implementação da carta educacional regional. Entre elas, estão a “inclusão assumida da ramificação do Ensino Especial e de um nova visão empreendedora no âmbito da formação profissional”, a organização de “visitas de estudo regulares a museus, bibliotecas, casas de espectáculos, a empresas, a localidades típicas, a feiras e romarias e a escolas com boas práticas”; e a “dinamização de conferências, de fóruns e de encontros promovidos pela região, mediante o convite a especialistas e a figuras de proa das respectivas áreas de incidência temática”.

 


 

CLIQUE AQUI PARA VER

O ARTIGO DO JORNAL ONLINE

Primeira e quinta páginas ...

Sinto-me: DIARIMENTE FELIZ NESTA ERA XXI
tags:
Publicado por $urrealHumanity às 21:33
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds