.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA 2007 A 2013

 

 

DIÁLOGO ENTRE O POETA LUSO, FERNANDO PESSOA,

E O FILÓSOFO ESPANHOL, MIGUEL DE UNAMUNO,

FARÁ OU NÃO SENTIDO, NA IBÉRIA ACTUAL ?

Com vista à preparação de uma proposta de Programa, Portugal e Espanha criaram um Grupo de Trabalho Transfronteiriço, integrando entidades nacionais e regionais dos dois países (nomeadamente a CCDRC), cujo trabalho decorreu durante o ano de 2006, culminando com o envio à Comissão Europeia, em Fevereiro de 2007, da proposta de programa elaborada conjuntamente, a qual veio a ser considerada admissível pela Comissão Europeia, ainda durante esse mês.

 

A aprovação final do Programa pela Comissão Europeia teve lugar em 25 de Outubro de 2007, com uma dotação financeira de 359,33 Milhões euros de custo total e uma ajuda FEDER de 267,4 Milhões euros.

 

De referir que a nova programação dos Fundos Europeus 2007-2013 modificou o papel da cooperação entre os Estados membros, dotando-a de maior entidade ao converter a “Cooperação Territorial Europeia” num dos três Objectivos Prioritários da União Europeia.

O Programa tem como objectivo primordial a promoção do desenvolvimento das zonas fronteiriças entre Espanha e Portugal, reforçando as relações económicas e redes de cooperação existentes em cinco áreas específicas: Galiza/Norte de Portugal, Norte de Portugal/Castela e Leão, Centro/Castela e Leão, Alentejo/Centro/Estremadura e Alentejo/Algarve/Andaluzia.

Este Programa permite, assim, aproveitar essas amplas redes de cooperação que se têm vindo a desenvolver e incrementar desde 1989, com a execução de projectos de infra-estruturas, às quais que se têm vindo a incorporar, progressivamente, outros sectores como o turismo, os serviços sociais, o meio ambiente, a inovação tecnológica, a saúde, a educação ou a cultura.

Os SurrealHumanity encontram-se, neste momento, a encetar conversações promissoras com um Mestre em Filosofia, com direito a Louvor e Distinção, pela conceituada Universidade de Salamanca, especializado, precisamente, no pensamento de Miguel de Unamuno. Pelo que vemos, certamente, a pessoa ideal para viabilizar tal entendimento entre as duas sólidas nações ibéricas.

 

Esqueçamos a velha máxima romana "dividir par reinar" e substituamo-la, pois, pela nossa "a União faz a força". Que tal ? Surreal ?

Sinto-me: UMA PESSOA DE UM SÓ MUNDO
tags:
Publicado por $urrealHumanity às 22:09
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds