.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008

VOTAÇÃO DOS SURREAL A PROPÓSITO DOS "BLOGUES LITERÁRIOS" SUGERIDOS PELA ORGANIZAÇÃO DO BIBLIOFILME

 

 

 

SURREALHUMANITY DE BRAÇO DADO

COM O MÁGICO UNIVERSO

LITERÁRIO "BIBLIOFILME"

 

 

Depois de uma análise cuidada e bem ponderada pelos SurrealHumanity, pautada, é certo, pelo rigor de objectividade, sempre desejável neste tipo de avaliações/seriações, as conclusões a que chegámos acabaram por mostrar-se bem pacíficas no que à geração e consenso - unâmime - se refere.

 

UMA COLMEIA DE LIVROS : QUEM É A ABELHA-CHEFE E ONDE ESTÁ O MEL ?

Ainda antes de passar à divulgação pública do resultado do escrutínio solicitado, os Surreal, dentro do seu já habitual espírito de transparência e frontalidade, gostariam de dar a conhecer os critérios de seriação seguidos, com as respectivas ponderações utilizadas para o efeito :

                       ANIMAÇÃO : 15 % ; CONTEÚDO : 50 %  

ASPECTO GRÁFICO : 20 %  &  NOME DE BLOGUE : 15 % .

Passemos, pois agora, ao resultado da nossa votação ...

 

 

 

Relativamente ao Sítio/ 20 blogues

 http://blibie.blogspot.com  :

1.) O mundo encantado de Cecília Meireles : 13, 8 VAL ;

2.) Na dança das palavras : 15, 3 VAL ;

3.) Blostórias essenciais : 13,7 VAL ;

4.) VOO-BPF : 13,4 VAL ;

5.) À volta das letras : 15,2 VAL ;

6.) Balestra : 13,8 VAL ;

7.) Odisseia 2005 : 14 VAL ;

8.) Biajoni : 9,4 VAL ;

9.) O biscoito fino e a massa : 16,7 VAL ;

10.) Liberal Libertário Libertino : 13, 1 VAL ;

11.) Polzonoff : 13,9 VAL ;

12.) Orgia literária : 14,7 VAL ;

13.) Arte de ler : 12,5 VAL ;

14.) Os livros ardem mal : 13,6 VAL ;

15.) Peixinho-de-Prata : 12,5 VAL ;

16.) 1979 : 15,3 VAL ;

17.) Os meus livros : 14,9VAL ;

18.) N Livros : 13,4 VAL ;

19.) Tóquio : 14,2 VAL ;

20.) O que cai dos dias : 15,5 VAL

CONCLUSÃO FINAL / VENCEDORES TOP MEIA-DÚZIA :

1.) O biscoito fino e a massa

2.) O que cai dos dias

3.) Na dança das palavras

4.) 1979

5.) À volta das letras

6.) Os meus livros

 

No que concerne ao outro Sítio na Rede recomendado / 7 Blogues

 

http://blibie.blospot.com/2008/02/melhor-blogue-feito-por-uma-escolaturma.html :

1.) Netescoite : 15,9 VAL ;

2.) Canecas Partidas : 14,4 VAL ;

3.) Esc. Sec. Póvoa Lanhoso : 13 VAL ;

4.) Queluz criativas : 12,6 VAL ;

5.) Blogue do Colégio Santos Anjos : 12,9 VAL ;

6.) Que luz na floresta : 13,9 VAL ;

7.) Desporto Escolar : 12,7 VAL

CONCLUSÃO FINAL / VENCEDORES TOP TRÊS :

1.) Netescoite

2.) Canecas Partidas

3.) Que luz na floresta

 

 

 

Antes de finalizar, os Surreal sentem a necessidade de, em função daquilo que lhes foi dado a ver, endereçar as felicitações merecidas a todos os participantes envolvidos, pelas excelentes performances alcançadas no evento criativo de matizes literários.

Contudo, acreditamos ser esta a oportunidade ideal e perfeita para vos comunicar, em primeira mão, que o nosso BIBLIOFILME se encontra, praticamente, concluído. Para o efeito, considerámos sensato "homenagear" a bonita Biblioteca da nossa escola - Externato de Nossa Senhora dos Remédios, da Vila do Tortosendo -, bem como parte das suas imediações e outros locais específicos, da nossa localidade, tendo optado por nos inspirar na mais recente obra de Inês Pedrosa, intitulada "A Eternidade e o Desejo", na qual a escritora aproveita o ensejo para recordar ao mundo lusófono - nomeadamente, Portugal e o Brasil - o portentoso Imperador do Quinto Império : o nosso saudoso Padre António Vieira.

Numa altura em que se comemora o seu quadringentésimo aniversário, foi, em nosso entendimento, "inteligente/criativo", por parte da escritora de Coimbra, estabelecer uma ponte entre o ontem, o hoje e, de alguma forma, o amanhã, convidando-nos a revisitar os seus belos Sermões e, ao mesmo tempo, dando-nos a conhecer traços misteriosos do imortal jesuíta, até à data, para nós, absolutamente, desconhecidos.

Foi, por isso, que os Surreal, aquando da vinda de Inês Pedrosa à Cidade da Covilhã, em Janeiro passado, enquanto convidada de proa do Café Literário, fizeram questão de estar presentes, no sentido de melhor compreender a temática de fundo da sua última obra - precisamente, aquela que estava destinada a ser o mote de inspiração.

Acrescentamos, na continuidade, que os dois mundos paralelos, - não propriamente estanques dados alguns momentos de sentida coexistencia - o da Eternidade, percebido em jeito de "sonho desenhado", e o do Desejo, mais mundano e arreigado ao concreto, procuram tecer o pano de fundo da dinâmica, em regime de alternância, de uma simples história de amor : por via do Verbo, o Amor decide, neste diálogo permenente entre o cá e o lá, irromper no seio do mundo - sem dúvida, uma bonita Encarnação ...

As duas dimensões que nos caracterizam, enquanto grupo coeso que procuramos ser, por um lado, o surrealismo simbólico, e por outro, o de um vínculo umbiical com a corrente humanista, estamos em crer, podem recomendar-se a terceiras pessoas.

Neste momento, estamos, ainda, a equacionar a viabilidade de o "traduzir/dobrar" em cinco línguas distintas : o português, obviamente ; o inglês ; o alemão, o francês e o castelhano, de nuestros hermanos. Diga-se en passant que, para poder dar sequência efectiva a tal intento, tivemos de agilizar meios logísticos e humanos da nossa escola, por forma a poder viabilizar, com o mínimo de rigor, uma "séria dimensão filológica".

Tanto mais, num ano em que se comemoram o Ano Europeu para o Diálogo Intercultural, o Ano Internacional das Línguas e, no qual, no âmbito do nosso projecto para a Educação da Beira Interior, - com uma taxa de analfabetização elevada comparativamente às de outros locais do nosso território continetal - o nosso grupo não deixa de ponderar as questões da interculturalidade, da língua mater, da língua adoptiva e do multilinguismo, aliàs, na ordem do dia. Facilmente, se perceberá, para quem visitar os nossos últimos posts do nosso blog afecto ao concurso, que essas temáticas nos são, particularmente, gratas. Em articulação estreita, as questões envolvendo o conceito de cidadania e da emigração não passam indiferentes à nossa pretensa tentativa de abordagem à problemática.

O nome, para já e ao que tudo indica, será, muito provavelmente, "Onde me levam as palavras!" e inclui, no seu desenvolvimento, breves frases/pensamentos-guia produzidos por nós em relação estreita e dialógica com outras da autoria do grande mestre, o Padre António Vieira.

Enfatizamos, desde já, a ideia de que o nosso grupo, também , produziu um texto literário muito breve, bem como um ensaio sobre o enorme património imaterial que constitui a nossa inigualável Língua Portuguesa, desde logo, na eventual participação da construção da identidade europeia - com o filósofo e ensaista de craveira mundial, o nosso Eduardo Lourenço, à cabeça.

Agradecemos a todos, particularmente, a vós, Organizaçao do Bibliofilme, bem como ao Concurso Cidades Criativas que se juntou à louvável iniciativa, a enorme coragem e determinação na defesa acérrima da nossa língua : na sua valorização, divulgação e estímulo para o seu aprofundamento, especialmente, junto das camadas mais jovens, a cada dia que passa, a verem reduzir-se os seus níveis médios de literacia. Subscrevemos inciativas desta natureza, daí nos sentirmos motivados a partcipar. Foi muito bom, uma excelente ideia da vossa parte que, aqui, só podemos elogiar vezes sem conta.

Bem Hajam pela vossa incursão no mundo mágico da Literacia Digital, neste início de século XXI. Por favor, não parem ...

 

Um abraço comovido e sincero de profunda admiração e estima pelo vosso trabalho .

Se ficámos aquém das vossas expectativas, ou não, caberá a vós decidi-lo ...

Os SurrealHumanity, Até Sempre !

Sinto-me: LITERACIA SEM TODAVIA ...
Publicado por $urrealHumanity às 23:52
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds