.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Quarta-feira, 19 de Março de 2008

PREVÊ-SE QUE, NO FINAL DESTE ANO, METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL VENHA A SER ACOLHIDA PELAS MEGACIDADES

 

SERÃO ESTAS "MEGACIDADES",
SUFICIENTEMENTE, CRIATIVAS PARA NÓS,   
HOMENS PÓS-MODERNOS DO SÉCULO XXI ?
 
 
Pelos finais do corrente ano e avaliar as informações dadas a conhecer pelas mãos das Nações Unidas, metade da população mundial será absorvida pelas cidades ; e isto, note-se bem, pela primeira vez em toda a história de que há memória.
 
Segundo a referida fonte, estão previstas, a confiar nos estudos já levados a cabo em jeito de previsão/modelação por entidades de idoneidade insuspeita, qualquer coisa como 6.400 milhões de pessoas, por volta do ano 2050, em contraponto com os actuais 3.300 milhões de pessoas. A imparcialidade inquestionável das instituições associadas a estes estudos populacioanis, são peremptórias em afirmar um aumento significativo da população mundial, nas próximas quatro décadas, sensivelmente, da ordem dos 2.500 milhões de pessoas : em 2008, os números de referência apontam para 6.700 milhões de pessoas, enquanto que, para 2050, o respectivo efectivo populacional espera-se poder vir a ascender aos - incríveis - 9.200 milhões de pessoas.
 
Indubitavelmente, as regiões mais desenvolvidas do globo - falamos, naturalmente, da Europa onde nos encontramos inseridos, da América do Norte, da América Latina e da Oceânia - acolhem mais pessoas nas cidades em detrimento do campo. Em contrapartida, os continentes africano e asiático constituem, nesta matéria, a excepção à regra, não esquecendo o facto importante de, precisamente nestes locais, residir a maioria da população do planeta.
 
Por muito que nos custe a aceitar - sobretudo a nós, SurrealHumanity, acérrimos defensores do rural e do Interior Português - o crescendo urbanístico inexorável em curso lança uma séria ameaça ao mundo rural e respectivas cosmovisões : ao que tudo leva a crer, e só para termos uma ideia mais exacta das proprorções deste fenómeno avassalador, prevê-se um exôdo de cerca de 600 milhões de pessoas, nos próximos quarenta anos. Pelo que nos é dado a constatar, o alarme deve, o quanto antes, ser activado, sob pena do desmantelamento se poder intensificar ainda mais ; aí sim, atingindo valores assustadores, na perspectiva de um equilibrada dispersão geográfica à escala de todo o globo.
 

Países como a Índia, casa que integra no seu seio duas das maiores cidades mundiais

 - Mumbai e Nova Deli -, com cerca de 20 milhões de pessoas cada, esperam poder travar

a vaga tendencial de crescente urbanização mediante o desenvolvimento

das áreas, tradicionalmente, consagradas como rurais. 

Já no que toca às populações africanas, não obstante os acutais 60 pontos percentuais de ruralidade, as previsões dos especialistas convergem quanto à trajectória de inflexão do presente quadro sociotopográfico.

Não nos restam dúvidas quanto ao facto - para todos os efeitos indesmentível - de, num horizonte temporal de pouco mais de uma década, oito novas Megacidades, à escala planetária, - o conceito vem associado a um efectivo populacional mínimo de 10 milhões de habitantes comprovados - teimarem em irromper sob os fórcepes da tecnologia globalizada.

Como seria de esperar, a Ásia é quem deverá, primeiro, alcançar o ponto de rebuçado, no decorrer do período entre o ano de 2020 e o de 2025.

Cerca de 40 por cento da população chinesa vive, actulamente, em cidades ; este valor, ao que se espera, poderá ascender, até 2050, - a manterem-se os vigentes indicadores conhecidos - o valor recorde de 70 por cento, altura em que a dimensão efectiva urbana alcançará os 1000 milhões de pessoas - dados recolhidas pela Senhora Hania Zlotnik, Directora do Departamento da População das Nações Unidas.

Em 2025, Shenzen, um centro de crescentes investimentos estrangeiros, colado a Hong Kong, unir-se-à a Pequim e a Shangai enquanto a terceira megacidade com 10,2 milhões de habitantes, de acordo com os prognósticos da ONU.

No segundo páis com maior população, a Índia, portanto, apenas 29 por cento dos seus habitantes reside, hoje em dia, nas cidades. Para o ano de 2050, os estudos efectuados apontam para valores a rondar os 55 por cento.

Sendo que esta é, ainda, uma baixa percentagem, se comparada com a chinesa, o país de Ghandi granjeará, até 2025, mais duas novas megacidades, a juntar ás já existentes, Mumbai e Nova Deli : falamos, como é evidente, de Calcutá - se Madre Teresa contribuiu ou não para este sucedâneo, só o Transcendente o saberá -, com uma cifra populacional a aproximar-se dos 20,5 milhões de pessoas, e Masdras, com 10,1 milhões.

As indicações recolhidas antevêem um cenário, a nosso ver, deveras preocupante : em 2025, o planeta passará a contar com 27 Megacidades e, dado curioso, apenas uma de matriz europeia : Paris, La Cité Lumière, com uma margem tangencial de 10 milhões, a assumir a última posição do ranking.

Das 19 Megacidades, actualmente, consignadas nos anais académicos, apenas Moscovo e Istambul, antiga Constantinopla, vestem a pele de grandes metrópoles europeias.

Afinal de contas, o desmantelamento da mundividência rural e a baixa taxa de natalidade, à escala europeia, são uma realidade bem real - passamos o pleonasmo -, pouco terá de Surreal.

E quanto terá de Humanidade (Humanity) ?

Já agora, vale a pena pensar nisto ...

Sinto-me: UM CIDADÃO DO MUNDO ! ! !
Publicado por $urrealHumanity às 15:18
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds