.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Quarta-feira, 26 de Março de 2008

PONTO DE SITUAÇÃO "À CAÇA DE BOAS PRÁTICAS" * A ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS

 

 

 

 

OS SURREALHUMANITY OLHAM

ATRAVÉS DO PORTAL "EDUCARE"

PARA O FUTURO QUE SE AVIZINHA :

HAT-TRICK FINAL * ABRIL - MAIO - JUNHO 2008

COM PRESENÇA ASSEGURADA NA

FESTA DAS CIDADES CRIATIVAS !

 

 

 

 

 

 

Ilustres Criativos afectos à Blogosfera CCC,

 

 

os SurrealHumanity encontram-se, neste preciso momento, em fase de análise e de ponderação da viabilidade de um Programa de Turismo  Educativo Intercultural, com especial ênfase no intercâmbio cultural ibérico.

 

 

 TURISMO EDUCATIVO EM PROL DO CONTACTO COM A CULTURA GLOCAL

 

 

Alguns dos programas para a juventude, MLE ClearingHouse, no quadro da Aliança para as Civilizações, permitem, para já, fazer-nos sonhar um pouco a esse nível.

 

 

Em articulação, está a ser levada a cabo uma intensa pesquisa sobre a legitimidade, no quadro europeu e global actual, de uma aproximação ibérica, com fortes ganas de singrar no processo contributivo da construção de uma Identidade europeia, devidamente, concertada pelos actuais diversos Estados-Membros.

 

 

 

 

Pensadores e intelectuais de credencais insuspeitas da contemporaneidade, como sejam Eduardo Lourenço, José Saramago - com a sua "Jangada de Pedra" Trans-Ibérica -, ou mesmo, Félix Duque, foram motivo de séria reflexão por parte dos Surreal

 

 

 

Paralelamente, acontece que, no âmbito da nossa região - a Beira Interior -, a leitura política de proximidade à zona salamantina, que tem sido feita nestes últimos tempos, parece querer confirmar a tendência e a direcção que, também nós, lhe pretendemos conferir.

 

 SAUDADE E SEBASTIANISMO, OS DOIS FILHOS DE UM MAR

QUE ANSEIA UNIR OS POVOS, PARA JAMAIS OS SEPARAR 

 

Seria interessante, por exemplo, em países de assumido vector ecuménico e larga experiência diplomática em contacto com outras religiões e culturas, - como são os casos de Portugal e da vizinha  Espanha de nuestros hermanos - estruturar, para fazer chegar às escolas, um programa de diálogo entre os três clássicos monoteísmos, idealizando um circuito por cidades de proa como Toledo, Granada, Évora, etc. - ao qual estaria associado um "roteiro didáctico-turístico" capaz de permitir o contacto dos jovens com a história e o património artístico existente, designadamente, visitando Catedrais, Igrejas, Mesquitas, Sinagogas, Palácios, entre outros locais de inegável valor.

 

 

              CATEDRAL DE TOLEDO                   SINAGOGA EM TOLEDO       

 

 MESQUITA EM TOLEDO * A PRESENÇA ISLÂMICA NA PENÍNSULA

 

 

 

Por essa razão e pensando na vossa proposta de um dossier "Cidades do Mundo" - relativamente ao qual já havíamos postado alguma informação em finais de Dezembro último -, considerámos adequado pesquisar sobre as próximas Exposições Universais : Shangai 2010 e, permanece a dúvida até ao final deste mês, entre Izmir e Milão.

 

Curiosamente, a nossa forte aposta direccionou-se para Izmir.

 

 

 

 

 

 

 

Por outro lado, por via do Portal "Educare", estamos a acompanhar de perto as múltiplas boas práticas divulgadas, conferindo especial destaque ao X Congresso, promovido pela Associação Internacional das Cidades Educadoras, intitulado "A Construção da Cidadania em Cidades Multiculturais", a realizar na cidade de São Paulo dentro de um mês, sensivelmente.

 

 

 


É de salientar o facto de estarmos a apurar a interessante estrutura em rede existente a nível internacional ; designadamente, os bons exemplos nacionais na matéria - casos de Cascais e o seu AconteSer e de São João da Madeira.

 

 CIDADES EDUCADORAS  | "ACONTESER" EM CASCAIS

 

No que á publicação, no nosso blog, dos documentos de referência requeridos se refere, incluindo as avaliações e a identificação clara das etapas finais da nossa trajectória, devo afirmar que tudo se encontra nas devidas condições ; tão somente, nos cabe ultimar os derradeiros pormenores, mesmo antes de oficializar.

 

 

Estamos a trabalhar num Penta Cluster Blog, com um blog núcleo, seccionados por áreas temáticas diversas, todas interligadas com o ramo educativo em que decidimos trabalhar, desde o início.

 

 

 

Ainda nos encontramos a estudar a viabilidade de, em Google Earth ou alguma variante sua, georeferenciar o nosso Roteiro/Referendo S. On S. - Surreal On the Schools.

 

 

Hoje, também, já solicitámos o Regulamento e os esclarecimentos necessários,  aos Promotores recomendados do Concurso Literário 2008, a cargo da Papiro Editora, nomeado "Uma nova geração de autores" ; pelo que nos encontramos a aguardar para proceder em conformidade e ponderar da eventual viabilidade da nossa participação - sendo que nos seria, particularmente, grato o formato de ensaio.

 

 

Gostaríamos que nos fizessem chegar opiniões sinceras e aconselhamentos.

Envie o seu "donativo virtual" para :  morais.nelson@sapo.pt .

Estaremos nós no bom caminho ?

 

Um forte abraço dos Surreal a todos.

 

 Queimem bem estes últimos cartuchos pascais ...

 
Sinto-me: UM EDUCADOR URBANANIZADO
Publicado por $urrealHumanity às 12:54
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds