.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.Uma Rádio feita só para ti

.tags

. todas as tags

.Apresentação de final de período

Sexta-feira, 28 de Março de 2008

AUTO E HETEROAVALIAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS SURREALHUMANITY NO DECURSO DESTE 2º PERÍODO

 

 AVALIAR DEVE SER O CULMINAR SUBLIME DE UM PERCURSO

DIDÁTICO E PEDAGÓGICO, COM CABEÇA, TRONCO E MEMBROS ...

 


 AUTO-AVALIAÇÃO DOS ELEMENTOS DO GRUPO CCC 1º P :


FÁBIO BARATA : 18 VALORES
JOÃO NUNO DELGADO : 18 VALORES
SAMUEL DIAS : 18 VALORES
RUBEN ESPÍRITO SANTO : 18 VALORES
TERESA MICAELA : 18 VALORES


 HETEROAVALIAÇÃO DOS ELEMENTOS DO GRUPO CCC 2º P :

Todos os alunos do grupo avaliaram os seus restantes colegas pela mesma fasquia de 18 valores, também.

 

 

 

 

      CLASSIFICAÇÕES ATRIBUÍDAS NA DISCIPLINA * 2º P :

 

 

FÁBIO BARATA : 16 VALORES
JOÃO NUNO DELGADO : 18 VALORES
SAMUEL DIAS : 17 VALORES
RUBEN ESPÍRITO SANTO : 17 VALORES
TERESA MICAELA : 17 VALORES

 

 

 Este foi o resultado final de todo o processo de avaliação conduzido.

Os SurrealHumanity.

 

 

 

       PARÂMETROS CCC SUGERIDOS :

 



1. Descrição das actividades de forma objectiva, centrando-se em aspectos essenciais :


 

 


No decurso deste segundo período, os Surreal procuraram aperfeiçoar alguns dos aspectos, talvez, menos bem conseguidos, tentando, nos sucessivos posts produzidos, não só apostar num outro tipo de formato estético mais apelativo - com recurso a cores diferenciadas, múltiplas imagens e/ou ícones sugestivos articulados a pequenas descrições, diferentes tipos e tamanhos de letras, aumento do número de imagens e fotos da nossa própria autoria e, mais que tudo o resto, a clara redução da extensão dos nossos textos, em alguns casos, com a inclusão de hiperligações, fazendo assim jus às potencialidades do hipertexto -, mas também, concentrando esforços no sentido de reequilibrar a relação dialógica forma versus contéudo, tendo em consideração o tipo de informação veículada -  de tipo digital.


Nesse particular sentido, parece-nos que  houve, de facto, uma evolução pela positiva : cada um dos passos  da nossa trajectória foi sendo dado a conhecer, dia-a-dia, de forma tendencialmente "honesta" - no sentido de o mais possível condizente com a verdade dos factos ocorridos - e "directa".

 

 


2. Respeito pelas referências, nomeadamente a hora, data, local e recursos utilizados/obtidos :


 


Em relação a este segundo aspecto, somos impelidos a constatar uma melhoria significativa das nossas produções, isto comparativamente ao que havíamos feito no decorrer do período transacto. O nosso POST, Plano de Operacionalizção Sequencial de Tarefas, acordado por todos por inícios de 2008, foi sendo, religiosamente, cumprido, à medida que os dias foram decorrendo - isto, à excepção, de um ou outro pormenor motivado por imprevistos de última hora.

 

As referências e as fontes utilizadas - quer-nos parecer - foram devidamente acauteladas em cada uma das nossas postagens, independentemente dos recursos utilizados em concreto, - fossem eles jornais, revistas, revistas digitais, documentos oficiais, programas propostos por instituições de referência, subscrição de fóruns diversos, livros, estudos, dados estatísticos, inquéritos, entrevistas formais ou informais, brochuras, etc. -, sem descurar a explicitação do enquadramento espácio-temporal específico e clarificando, conveninentemente, quais os "trâmites processuais associados" a esse mesmo contexto.

 

Acresce, ainda, a inclusão das nossas "tags", anteriormente preteridas para segundo plano, por forma a conferir maior coerência de leitura à plêaide de informações existentes, a par de uma correlativa organização de fundo mais bem conseguida. Em prolongamento desta nova prática, idealizámos, também, por razões análogas, se bem que envolvendo outro tipo de instância hierárquica organizacional, um Cluster Bolg de cinco escudetes : Artes, Economia & Política, Região da Beira Interior, Semanários de Bordo e Reflexões e o, já existente, Blog Núcleo - a referência permanente do concurso.

 

 



3. Inclusão de reflexões críticas, bem como comentários significativos :

 

 

 

Tal qual a linha de rumo seguida ao longo   dos   triénio   Outubro- Novembro-Dezembro 2007, mediante a qual havíamos procurado desenvolver uma sólida base sustentada de ideias e de directrizes, procurámos seguir na mesma toada, ainda que em moldes mais sintéticos. Acreditamos, a este nível, ter conseguido vincar bem um conjunto de posições bem definidas, formando um intricado sistema, a imagem de marca do nosso colectivo.

 

 



4. Elaboração com base na criatividade, coerência e perceptibilidade :

 

 

 

 

 

 Este é, para nós, e sem dúvida de qualquer espécie, o ponto onde, numa perspectiva global, mais conseguimos incrementar os nossos índices de qualidade - com sensatez, aquém da excelência, mas muito dentro de uma harmoniosa razoabilidade -, quiçá, por termos tomado consciência de alguns aspectos menos positivos, por altura da seriação dos blogues a concurso, a 5 de Janeiro último.

 

Por essa altura, ficámos a perceber que faltava sistematizar e organizar melhor a informação muito diversificada - afinal, a conceptualização feita por nós, no âmbito do sector educativo. por inerência multifacetado e polivalente nas suas múltiplas áreas temáticas, não conseguira transparecer para o comum dos visitantes.

 

Ora, por todas estas razões, esta foi, sem rodeios, a nossa grande área de melhoria. A verdade é que, depois dos esclarecimentos do CCC On the Road, em Coimbra, a inflexão desta nova tendência ganhou contornos definitivos e igualmente esclarecedores, graças a uma clarificação dos nosso intentos e a um processo de redimensionamento, com os necessários ajustes à realidade local já auscultada, bem ponderado.

 

 


5. Animação e envolvimento da comunidade no desenvolvimento dos trabalhos :

 

 

 


Sem dúvida que, neste âmbito em particular, tudo fizemos para manter o bom desempenho do primeiro período. Apostámos, fortemente, na divulgação junto dos media locais - tendo sido noticiados no Jornal do Fundão, no Diário XXI e no Notícias da Covilhã e concedido uma entrevista á Rádio Jornal do Fundão, por altura da Tertúlia Literária com Inês Pedrosa -, chegando a levar a nossa "boa nova" ao Núcleo da Pastoral Juvenil.

 

Não é de esquecer o contacto com a população local, quer aquando da realização dos inquéritos, quer na distribuição do nosso Panfleto Movimento Interior Amanhã, articulado com a nossa Mailig List , e do nosso Fórum Educativo Regional "À Beira de Educar", com vista à realização do nosso S. On s. Surreal On the Schools e da ratificação da desejada Carta Educativa Regional.

 

Não é de ignorar, a este propósito, os diversos encontros com o Director Executivo do Parkurbis, o Exmo. Senhor Pedro Farromba, por vós recomendado.

 

Porém, devemos, frontalmente, reconhecer que, da parte da esperada receptividade, designadamente das várias tentativas de contacto com algumas unidades territoriais de proa, os resultados reais ficaram, pelo menos um pouco, aquém das nossas expectativas. Todavia, há que reconhecer que outras prioridades da agenda autárquica se colocam, como é compreensível e até natural, na nossa dianteira.

 

Seja como for, e não valerá a pena querer escamotear a realidade, temos de reconhecer alguma dificuldade em "sentar à mesma mesa do processo negocial educativo regional" o role de personalidades e de agentes locais, sobretudo se a intenção primeira for alcançar situações intermédias de consenso - mesmo jogando pela via do pragmatismo.

 

 

 


6. Actualização regular do blogue a concurso :

 

Como é nosso hábito de longa data, continuamos a seguir o mesmo registo de elevadíssima regularidade ; só que, desta vez, com maior requinte e qualidade das temáticas escolhidas.

 

       DADOS DA EQUIPA SURREAL :

FÁBIO FILIPE ALVES BARATA

JOÃO NUNO FERREIRA DELGADO

SAMUEL FERREIRA DIAS

TERESA MICAELA MENDES CASTELEIRO

RUBEN EMANUEL MARTINS DO ESPÍRITO SANTO

 


Equipa SurrealHumanity ;

 

Professor Supervisor : Nelson Morais Agostinho

 

e-mail : morais.nelson@sapo.pt

 

Externato de Nossa Senhora dos Remédios ;

 

Vila do Tortosendo ; Concelho da Covilhã


 

Grupo Temático do CCC : 

"TEMA 4. Sociedade * Educação"

 

 


Endereços electrónicos dos Surreal :


BLOGUE (NÚCLEO) A CONCURSO

: http://surrealhumanity.blogs.sapo.pt .

 

BLOGUE SEMANÁRIOS DE BORDO E REFLEXÕES

: http://surrealhumanity_sbd.blogs.sapo.pt .

 

BLOGUE ARTES

: http://surrealhumanity_artes.blogs.sapo.pt .

 

BLOGUE ECONOMIA & POLÍTICA

: http://surrealhumanity_ecopolitics.blogs.sapo.pt .

 

BLOGUE REGIONAL BEIRA INTERIOR

: http://surrealhumanity_b_interior.blogs.sapo.pt .

 

SÍTIO, NA REDE, EM REGIME DE EXPANSÃO

: http://surrealhumanityxxino.sapo.pt .

FÓRUM EDUCATIVO REGIONAL "À BEIRA DE EDUCAR"

: http://surrealhumanityxxi.forumeiros.com/

 

MAILING LIST DO "MOVIMENTO INTERIOR AMANHÃ"

:http://br.groups.yahoo.com/group/surrealhumanitymia .

 

FÓRUM DDD "DEBATER O FUTURO DA UE "

:http://foruns.ec.europa.eu/debateeuropa /  .

 

 

SHORTLIST "SURREAL & FRIENDS " GOOGLE PAGE CREATOR

:http://agostinho.nelsonmorais.googlepages.com/ .

 

 

Com os melhores cumprimentos

os SurrealHumanity do Tortosendo.

 

Sinto-me: COM UM AVAL DE ...
Publicado por $urrealHumanity às 16:49
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.Lloret de Mar

.Mais sobre mim

.Tu fazes parte deste número

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds