.Posts Recentes :

. PREFÁCIO DO RELATÓRIO DO ...

. ARQUITECTURA COVILHANENSE...

. VOLTA A PORTUGAL DOS LIVR...

. REGIÃO DE TURISMO DA SERR...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

. EXCERTOS DA PRODUÇÃO LITE...

.Arquivos :

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste Blog

 

.tags

. todas as tags

Terça-feira, 15 de Janeiro de 2008

HONROSA NOMEAÇÃO DE JORGE SAMPAIO PARA ALTO REPRESENTANTE DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIANÇA DOS POVOS

 

 

 

A LAICIDADE DO ESTADO

NÃO SUPÕE O ESQUECIMENTO

PREMEDITADO

DA HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

 

 

Neste dia 15 de Janeiro e, amanhã, dia 16, o ex-Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, estará presente na capital espanhola, para a sua primeira tarefa oficial, merecedora de especial enfoque, enquanto Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações : participar no Primeiro Fórum Anual, desta organização.

        De acordo com o que noticia a última edição da revista Visão, na página 17, está, também, dada como certa a presença dos primeiros-ministros espanhol e turco, bem como, do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.

 

       

 A jornalista Emília Caetano deixa-nos, no ar, um breve e interessante recorte de entrevista, com o novo Representante. Fiquemos com alguns dos momentos mais surreais …

 

        Para Jorge Sampaio, um verdadeiro “(…) militante de causas (…)”, desejoso por se bater, sempre, por “(…) um mundo melhor, na certeza de que não há fatalismos nem determinismos invencíveis (…)”, tal trabalho, bem diferente de todos aqueles em que já se viu envolvido, até aqui, trará, com toda a certeza, frutos saborosos, até porque “(…) a globalização e a internacionalização do terrorismo alteraram significativamente a dimensão e a natureza destes conflitos (…)”.

        Desde logo, três objectivos de fundo, nortearão a sua acção política : num primeiro momento, mobilizar os Governos em funções, para investirem em políticas de boa governação, respeitadoras da diversidade cultural ; depois, incentivar as organizações internacionais, com larga experiência acumulada, neste campo, como sejam, a Unesco, a União Europeia, ou mesmo, a própria Liga Árabe ; e, em último lugar, estimular as organizações da sociedade civil e grupos confessionais a trabalhar, em espírito de consertação e de pleno entendimento, na promoção do diálogo cultural e religioso. 

 

       

       Para nós SurrealHumanity, ficar a saber destas movimentações geopolíticas de edificação de um mundo melhor, é motivo de regozijo e de redobrada alegria. Fiquem sabendo, na sequência, que outra das nossas variantes de intervenção passa, justamente, pelo reforço dos mecanismos de cooperação estratégica e institucional para ajudar a promover um verdadeiro mundo global. Ficámos contentes por saber, da boca do próprio Jorge Sampaio, que o ensino pode, e deve, ter uma palavra a dizer, nesta matéria tão sensível e delicada. Ainda bem. Nós concordamos, na íntegra. Aliás, não foi, por acaso, que, neste passado sábado, nos procurámos movimentar a esse nível ; basta ver os nossos posts mais recentes e confirmar que, assim, é.

        Não resistimos a transcrever uma das suas frases, desta interessante entrevista : “(…) expandir programas de intercâmbio de jovens, sugerir a integração da história das religiões e da chamada media literacy no ensino, promover o diálogo inter-religioso, etc.(…)” Que bonito. Não me parece, honestamente, que o pudéssemos dizer melhor.

 

    

       Em género de conclusão final, deixar aos visitantes um último apontamento delicioso : reparem bem, caros amigos, que a iniciativa deste encontro partiu de Zapatero e de Erdogan. Muito interessante, o facto de a nossa vizinha Espanha e a Turquia, ainda, fora da União, terem dado este passo, extremamente, positivo …

 

           

             Por que será ? … Conseguem entender ? …

Procurem a resposta nos almanaques da História Universal !

 

Quiçá, venham a encontrar qualquer coisa de real …

 

Com os melhores cumprimentos, os SurrealHumanity.

 

In Revista “Visão”, nº 775, de 10 de Janeiro de 2008, pp 17

Sinto-me: RELIGIOSAMENTE LAICO, HEIN ?!.
Publicado por $urrealHumanity às 11:12
Link do post | Adicionar aos Favoritos
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.Mais sobre mim

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Favoritos :

. Apresentações CCC on the ...

.LinKs

blogs SAPO

.subscrever feeds